Missão & Idéias

Acreditamos que a boa arquitetura criada em sua essência, por si já é sustentável, uma vez que envolve o Social através do levantamento do programa de necessidades do usuário, atreladas as questões de estética, função, acessibilidade, conforto e bem estar; o Econômico, pois inferi na redução de custos da obra ao pós obra; e o Ambiental, por meio da análise local, da insolação, ventilação, topografia, o tipo de solo e implantação de recursos tecnológicos de eficiência energética, gestão hídrica e de resíduos, entre outros.

Contudo, as cidades continuam à crescer sem planejamento urbano, sem saneamento, sem verde ou seja, sem atender aos requisitos básicos da boa arquitetura, pois muitos princípios foram “esquecidos”. Entendemos aqui que o termo atual “arquitetura sustentável” reflete esse sentimento de mudança e do retorno as origens do saber.

Neste contexto, nossa missão é demonstrar que apesar de ter havido diversas discussões sobre o “Futuro que Queremos” na Rio+20, sabemos que todos os conceitos de sustentabilidade aplicadas a construção civil só serão sentidos de forma global, se boa parte das edificações de uma cidade começarem a implementa-las localmente. Somente se sairmos da utopia, conseguiremos atingir os objetivos do milênio e fazer com que as cidades cresçam com qualidade de vida.

Para fundamentar nossa missão, seguimos um dos ideais de Gandhi que diz “seja você a mudança que quer para o mundo”. Cremos que ao começar outros irão nos acompanhar, e que para isso basta colocarmos em pratica a perseverança, a alegria, a humildade e a solidariedade.